Seguidores

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Luta pela Recordação




Os meus pensamentos foram-se afastando de mim, mas, chegado a um caminho acolhedor, repilo os tumultuosos pesares e detenho-me, de olhos fechados, enervado num aroma de afastamento que eu próprio fui conservando, na minha pequena luta contra a vida. Só vivi ontem. Ele tem agora essa nudez à espera do que deseja, selo provisório que nos vai envelhecendo sem amor.
Ontem é uma árvore de longas ramagens, e estou estendido à sua sombra, recordando.
De súbito, contemplo, surpreendido, longas caravanas de caminhantes que, chegados como eu a este caminho, com os olhos adormecidos na recordação, entoam canções e recordam. E algo me diz que mudaram para se deter, que falaram para se calar, que abriram os olhos atónitos ante a festa das estrelas para os fechar e recordar...
Estendido neste novo caminho, com os olhos ávidos florescidos de afastamento, procuro em vão interceptar o rio do tempo que tremula sobre as minhas atitudes. Mas a água que consigo recolher fica aprisionada nos tanques ocultos do meu coração em que amanhã terão de se submergir as minhas velhas mãos solitárias...


Pablo Neruda

7 comentários:

♥ ♥ Eu disse...

Texto lindo amigo.

bjos!

Leonor Varela disse...

Obrigada pela visita sempre com tanto carimho

" As pessoas esquecem o que você diz, as pessoas esquecem o que você faz, mas ela nuncam esquecem o que você as fez sentir ".

beijinhos

angela disse...

Viver o ontem...talez seja bom esquecer para poder viver o hoje.
beijos

AFRICA EM POESIA disse...

lindo...
o texto ..,
a cor..,
o poeta...

adorei.

deixo um beijo

Menina do Rio disse...

Não importa o que Neruda tenha escrito. Ele sempre consegue tocar-me de maneiro intensa!

beijinhos pra ti

Anónimo disse...

Qualquer texto de Neruda é um múrmurio ao nosso coração.
O Legado literário que nos deixou,transcende-nos tal a sua criatividade.

Bom fim de semana e beijinhos.

Graça Pereira disse...

Escolha perfeita para este fim de semana... tantos que estão no caminho das recordações, com mãos solitárias! Um beijo grande. Graça