Seguidores

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sonetos do Regresso .





Volto contigo à terra da ilusão,
mas o lar de meus pais levou-o o vento
e se levou a pedra dos umbrais
o resto é esquecimento:
procurar o amor neste deserto
onde tudo me ensina a viver só
e a água do teu nome se desfaz
em sílabas de pó
é procurar a morte apenas,
o perfume daquelas
longínquas açucenas
abertas sobre o mundo como estrelas:
despenhar no meu sono de criança
inutilmente a chuva da lembrança.


Acordar, acender
o rápido lampejo
na água escusa onde rola submersa
como o lodo no Tejo
a vida informe, peso dúbio
desse cardume denso ou leve
que nasce em mim para morrer
no mar da noite breve;
dormir o pobre sono
dos barbitúricos piedosos
e acordar, acender
os tojos caudalosos
nesta areia lunar
ou, charcos, nunca mais voltar.

Carlos de Oliveira.

3 comentários:

mariabesuga disse...

Dos poetas muito pouco conhecidos Carlos de Oliveira é/foi um grande manejador das palavras para fazer delas... poesia.

Obrigada por trazê-lo aqui.
Beijinho

Deixo um outro poema dele. Um soneto de nome em palavras meio de mágoa meio de revolta, parece que até de esperança se assim o quisermos entender.

"Soneto

Acusam-me de mágoa e desalento,
como se toda a pena dos meus versos
não fosse carne vossa, homens dispersos,
e a minha dor a tua, pensamento.

Hei-de cantar-vos a beleza um dia,
quando a luz que não nego abrir o escuro
da noite que nos cerca como um muro,
e chegares a teus reinos, alegria.

Entretanto, deixai que me não cale:
até que o muro fenda, a treva estale,
seja a tristeza o vinho da vingança.

A minha voz de morte é a voz da luta:
se quem confia a própria dor perscruta,
maior glória tem em ter esperança."

mariabesuga disse...

Este poema fui buscar ao TRIPLOV http://www.triplov.com/

angela disse...

Manuel.
Que triste!
beijos