Seguidores

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Um Sentido Para a Vida.




Valeu-me a pena viver? Fui feliz, fui feliz no meu canto, longe da papelada ignóbil. Muitas vezes desejei, confesso-o, a agitação dos traficantes e os seus automóveis, dos políticos e a sua balbúrdia - mas logo me refugiava no meu buraco a sonhar. Agora vou morrer - e eles vão morrer.
A diferença é que eles levam um caixão mais rico, mas eu talvez me aproxime mais de Deus. O que invejei - o que invejo profundamente são os que podem ainda trabalhar por muitos anos; são os que começam agora uma longa obra e têm diante de si muito tempo para a concluir. Invejo os que se deitam cismando nos seus livros e se levantam pensando com obstinação nos seus livros. Não é o gozo que eu invejo (não dou um passo para o gozo) - é o pedreiro que passa por aqui logo de manhã com o pico às costas, assobiando baixinho, e já absorto no trabalho da pedra.


Se vale a pena viver a vida esplêndida - esta fantasmagoria de cores, de grotesco, esta mescla de estrelas e de sonho? ... Só a luz! só a luz vale a vida! A luz interior ou a luz exterior. Doente ou com saúde, triste ou alegre, procuro a luz com avidez. A luz é para mim a felicidade. Vivo de luz. Impregno-me, olho-a com êxtase. Valho o que ela vale. Sinto-me caído quando o dia amanhece baço e turvo. Sonho com ela e de manhã é a luz o meu primeiro pensamento. Qualquer fio me prende, qualquer reflexo me encanta. E agora mais doente, mais perto do túmulo, busco-a com ânsia.

Raul Brandão,

6 comentários:

Anónimo disse...

Existe uma certa grandeza em repetir todos os dias a mesma coisa. O homem só vive de detalhes e as manias têm uma força enorme: são elas que nos sustentam.
Raúl Brandão


Bjs.

Leonor Varela disse...

Obrigado pela visita

Não agradecemos aos verdadeiros amigos
  por seus atos ou ações...
    Agradecemos por terem entrado em nossas vidas,
  cruzado nossos caminhos.
    e conquistado nossa confiança!!!“


BEIJOS

mariabesuga disse...

Acredito, Manuel, que olhar no sentido da luz e identificarmo-nos com esse estado de espírito é a mais valia para estar mais perto de Deus.

Muito boa escolha este texto.

Um beijinho

angela disse...

A luz sempre vale a pena.
beijos

Anónimo disse...

BRUMAS NO OLHAR CANSADO...NUBLADO...
AOS POUCOS,COLECTANDO NO HORIZONTE,
MERGULHADO PROFUNDO VOLTADO AOS"ONTENS"
REVIVENDO SONHOS DISTANTES DO PASSADO!



---BEIJINHO CARINHOSO.

Sandra disse...

Linda mensagem amigo.
A vida vale a pena de ser vivida. Custe o que custar.
E temos que fazer isso por nós mesmo.
Vale a pena viver sim.
Olha muito interessante a frase que a Fátima escreve.
Raúl Brandão, embora eu não conhecer as suas escritas, escreve e define muito bem esta questão.
Parabéns amiga.
Sandra