Seguidores

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pergunta .




Quem vem de longe e sabe o nome do meu lugar
e levou o caminho das conchas em mar
e dos olhos em rio
— quem vem de longe chorar por mim?

Quem sabe que eu findo de dureza
e condensa ternura em suas mãos
para a derramar em afagos
por mim?

Quem ouviu a angústia do meu brado,
sirene de um navio a vadiar no largo,
e me traz seus beijos e sua cor,
perdendo-se na bruma das madrugadas
por mim?

Quem soube das asperezas da viagem
e pediu o pão negado
e o suor ao corpo torturado,
por mim? por mim?

Quem gerou o mundo e lhe deu seu nome
e seu tamanho — imenso, imenso,
e em mim cabe?

Fernando Namora, in "Mar de Sargaços"

4 comentários:

mariabesuga disse...

Eu vim de longe aqui deixar um abraço e um obrigada por este poema lindíssimo de Fernando Namora.
Não conhecia e acho que me surpreendeu.
Muito muito bonito.

mariabesuga disse...

Poeta é também quem escolhe os poemas palavras para deixar aqui à nossa chegada...

Um beijo

Rosan disse...

A unico capaz, de fazer, tudo isso e muito mais por alguem,
é alguem que ame com todas as forças...
o amor....somente o amor.
beijinho ♥

Helena Teixeira disse...

Olá Manuel!
Não conhecia este poema de Namora,peculiarmente bonito.
Grata também pela sua visita ao blogue da Aldeia.
Se quiser votar,poderá fazê-lo de 28 a 31 de Outubro.
Jocas gordas
Lena
da Aldeia