Seguidores

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tolerância às Opiniões.




Para que os homens possam sentir-se felizes com a minha companhia, é necessário antes de tudo que eu tenha a grande força de ver como prováveis as opiniões a que aderiram, desde que as não venham contradizer os factos que posso observar; não devo supor-me infalível; não devo considerar-me a inteligência superior e única entre o bando de pobres seres incapazes de pensar; cumpre-me abafar todo o ímpeto que possa haver dentro de mim para lhes restringir o direito de pensarem e de exprimirem, como souberem e quiserem, os resultados a que puderam chegar; de outro modo, nada mais faria de que contribuir para matar o universo: porque ele só vive da vida que lhe insufla o pensamento poderoso e livre.

Agostinho da Silva, in 'Diário de Alcestes '

9 comentários:

r disse...

Pensamos nós
que inventamos alguma coisa
que somos originais em alguma coisa
que somos donos das coisas que dizemos
que...
há muito tempo que está «tudo dito», deviamos tornar-nos (re)leitores
...

Glorinha L de Lion disse...

É isso aí, amigo Manuel...por issso é que defendo com unhas e dentes meu território do livre pensar...
Meu blog pra mim é isso, o lugar onde meu pensamento voa sem amarras e sem censura...
Beijos

AFRICA EM POESIA disse...

MANUEL
saudades de te ler...

um beijo

AFRICA EM POESIA disse...

O meu livro de Natal é para mim ...Magia...Espero que ao lerem um pouco do que vou deixando... sintam o mesmo
eu Gostava de sentir todas as crianças a terem sempre Natal

um beijo

MENSAGEM DE NATAL

Natal
Do menino negro
Que é igual
Ao menino branco
E o menino negro
Ao ser amamentado...
A sua Mãe
Também Negra
Alimenta-o
Dá-lhe o seu leite
Leite de Negra
Que é apenas
Leite Branco!...

LILI LARANJO

Sylvia disse...

Grande, grande, grande filosofo Agostinho da Silva. Obrigado por esse pedaco de sabedoria!

Graça Pereira disse...

Que saudades de Agostinho da Silva e dos programas com ele que a tv apresentou com tanto sucesso.
Ficava presa ás suas palavras...
É bom não esquecermos os nossos grandes vultos, bem recentes...
Um beijo
Graça

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Manuel
Adorei a escolha...agostinho da Silva é um dos maiores pensadores.

Beijinhos
Sonhadora

angela disse...

Lindo texto. A liberdade de pensar e dizer o que pensa é primordial.
beijos

Essência e Palavras disse...

Tolerar é sempre uma virtude.

beejo