Seguidores

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O Simbolismo do Objecto




Cada objecto costuma transformar-se, em nós, segundo as imagens que evoca e reúne, por assim dizer, em seu redor. É claro que um objecto também pode agradar por si mesmo, pela diversidade das sensações agradáveis que suscita em nós numa percepção harmoniosa; mas bem mais frequentemente, o prazer que um objecto nos dá não se encontra no objecto em si mesmo. A fantasia embeleza-o, cingindo-o e quase projectando nele imagens que nos são queridas. Nem nós o percepcionamos já tal qual como ele é, mas quase animado pelas imagens que suscita em nós ou que os nossos hábitos lhe associam. No objecto, em suma, nós amamos aquilo que nele projectamos de nosso, o acordo, a harmonia que estabelecemos entre nós e ele, a alma que ele adquire só para nós e que é formada pelas nossas recordações.

Luigi Pirandello , in 'O Falecido Mattias Pascal'

8 comentários:

r disse...

ceci n'est pas un commentaire...

aonde é que está a barata?, vinha para comentar a barata com um poema daquela poetisa que poeta sobre os gatos e as baratas dela

mui mau. ttirou a barata que nem chegou a «postar», pronto, assim, deixo outro poema da poetisa que poeta sobre os gatos e as baratas dela. Eu nem gosto de gatos, menos ainda de baratas

Não tenho

paciência para os outros

Não sou

cristã



Ou

não estou

cristã



Tenho

uma crista



Sou vaidosa

como Eva

Sou má



Sou mazinha.

Já está. Se for ao Google «divina» (de) quem é,, se não for, quiçá, tem na estante.

Xicoração
R

Menina do Rio disse...

Isso não é uma regra geral, Manuel. Eu costumo associar sons, melodias, fragrâncias e cores. São os que me provocam sensações agradaveis ou lembranças e desejos. Mas não deixa de ter certo fundamento.

Bom estar aqui de volta e entre vós para mais um ano.
E que seja um Feliz Ano pra ti

beijinhos

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

querido Amigo
Venho dar o primeiro beijo deste ano.

Sonhadora

Rosan disse...

oi Manuel.
tem objetos que realmente nos remetem a lembranças ou desejos...
e outros como perfumes por exemplo. tem os que nos agradam e os que nos trazem mas recordações, ou até enjoo....

beijo

Barbara disse...

Recordações sim.
Se permite, tenho mania de sabonetes, por conta da coleção que minha bisavó fazia e eu quando menina, adorava experimentar os aromas.
Obrigada.

Graça Pereira disse...

Manel
Que este seja um Ano Feliz para ti!
Há objectos bonitos que gostamos apenas por isso: porque são bonitos!
Mas há outros( na maioria para mim) que contam histórias, falam de momentos, de dias felizes, de amigos, de amores... então, valem tudo, talvez uma vida!!
Beijo carinhoso
Graça

Maria Izabel Viegas disse...

Amigo querido, passo para te desejar um Ano de Paz e Felicidades!
Que Deus te abençoe!
beijos n'alma!

Sandra disse...

Ola Meu Querido Amigo!

VENHO RAPIDINHO, PARA LHE DESEJAR FELIZ ANO NOVO PARA VC.
LOGO VOLTAREI PARA CASA, E SERÁ BEM MAIS FÁCIL. AGORA FICA MEU ETERNO ABRAÇO DE FELIZ ANO NOVO A VOCÊ.
ESTOU COM MUITA SAUDADES.
DEUS LHE ABENÇÕE. FELIZ 2010. QUE TODOS OS SEUS SONHOS SE REALIZEM.
COM MUITO CARINHO
SANDRA