Seguidores

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Não Sou nada Mulher ...




Eu não sou em muitas coisas, nada mulher; pouco de feminino tenho em quase todas as distracções da minha vida. Todas as ninharias pueris em que as mulheres se comprazem, toda a fina gentileza duns trabalhos em seda e oiro, as rendas, os bordados, a pintura, tudo isso que eu admiro e adoro em todas as mãos de mulher, não se dão bem nas minhas, apenas talhadas para folhear livros que são verdadeiramente os meus mais queridos amigos e os meus inseparáveis companheiros. Zango-me comigo própria, tento fazer qualquer coisa, mas a leveza aérea das sedas, a fluidez ideal das rendas, fazem tremer-me as mãos que não tremem nunca ao folhear os livros que mais fatigam toda a gente, irritam-me e maçam-me a um ponto que tenho de atirar com aquilo tudo para outro regaço mais de mulher, mais cariciante, mais doce e com todas as carícias e doçuras que o meu não teve, não tem e não terá nunca. Que desconsolo ser assim, minha Júlia! Ter apenas paciência para penetrar os arcanos duma alma que se fecha nas páginas dum livro; ter apenas gosto em chorar com António Nobre, pensar com Vítor Hugo, troçar com Fialho de Almeida e rir suavemente, deliciosamente, com uma pontinha de ironia onde às vezes há lágrimas, com Júlio Dantas! Eu não devia ser assim, não é verdade? Mas sou... Tive os melhores professores de tudo na capital do Alentejo (que se são melhores não são bons), de bordados, de pintura, de música, de canto, e afinal sou uma eterna curiosa de livros e alfarrábios, e mais nada. E pensando bem, minha querida, não há tudo isso nos meus livros? Música e canto, bordados e rendas... que delícia e que finura em certos versos... que encanto e que magia em certas frases!... Palpo esses bordados, essa macieza de cetins, beijo esses pontos delicados, essa espuma de rendas, essas brancuras ténues, esses negros chorosos e trágicos, e acho-os melhores, convenço-me que valem mais que os mais valiosos trabalhos em que mãos de princesas descansassem. E muitas vezes surpreendo-me a sorrir com um pouco de ironia e de piedade por todas essas belas coisas, coisas de mulheres tão finas e tão leves como a leviandade...

Florbela Espanca, in "Correspondência (1916)"

6 comentários:

r disse...

Nem sabia muito bem, por que é que este eu lírico nunca me seduziu, acabei de perceber. Ela nem imagina a compreensão do mundo que um ponto de cruz nos pode trazer.
Comovente.

Regina Rozenbaum disse...

Sou plena mulher...
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Ricardo e Regina Calmon disse...

BELAS LETRAS DA POETA ESPANCA,MUITO LINDO!
MAGIA É PERCEBER A BELEZA DE ESCRITOS SEUS!
VIVA A VIDA!

angela disse...

Florbela é sempre bela.

Sandra disse...

Lindo texto, meu querido amig..
Não sou nada mulher..
Mas somos muito mais...

Como te pedi vim buscar o se poema das maõs, que eu muito amei, para postar na curiosa.
Vim agora, por que não foi possível a tarde.
Um grande abraço.
Farei os devidos créditos a ti.
Carinhosamente.
Sandra

cucchiaiopieno.com.br disse...

Como é bom ser mulher!
Um abraço
Léia