Seguidores

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Tudo tem os seus custos...

25 comentários:

Sandra disse...

A amizade é tudo o que mais temos de valor nesta vida.
A sua por exemplo..
Muito obrigada pelo seu carinho.
Deixei um Prêmio para vc, neste lindo cantinho
http://sandraandrade7.blogspot.com/
Espero que goste. Vc,é merecedor dele.
Um grande amigo, sempre presente e nos dando forças.
Muito obrigado.
Sua amizade é tudo...
Carinhosamente
Sandra

r disse...

Caríssimo Manuel, entre um cão e uma pessoa, não há amizade, o que há é uma relação de submissão, em resultado dum conjunto de factores circunstanciais e condicionantes. A amizade entre pessoas tem custos, o custo do respeito, da reciprocidade, da partilha de se dar ao «outro», do acolhimento, da presença, da auto e hetero avaliação... esses são os custos da amizade. Mas pode tentar mostrar-me que estou errada.
Por outro lado, tenho sérias dúvidas quanto à amizade fundada, exclusivamente, numa troca de palavras, aqui e acolá, neste espaço que é de quem domina as «auto-estradas» (e as pontes, as pontes, também) da informação (leia-se: internet), mas também me pode tentar mostrar que estou errada.

r disse...

Permita-me, ainda...


Aqui ao lado tem uma imagem onde se lê: Amar é Viver. Podia lá escrever: Amizade é Viver. Ora,, a amizade e o amor... vivem-se e ninguém vive à distancia. A amizade e o amor, requerem uma geografia íntima, não são um «happening» informático, são pele na pele. O resto, são ridicularias da sociedade contemporânea. Mas pode, se quiser, mostrar-me o contrário

Unknown disse...

Rosa caríssima será que a amizade é um contrato segundo o qual nos comprometemos a prestar pequenos favores para que no-los retribuam com grandes ?

Cris França disse...

ah meu amigo , vc disse uma grande verdade, amizade não tem preço...bjs

Graça Pereira disse...

Tudo tem os seus custos...menos a Amizade (verdadeira)! Dá-se porque se tem vontade de dar...sem pedir nada em troca.É dos sentimentos mais altruistas que conheço!
Quem tem um Amigo verdadeiro, tem um tesouro!
Um beijo
Graça

r disse...

Caríssimo, falei em reciprocidade e geografia íntima. Não perca de vista a palavra reciprocidade, pois se não a perder de vista podemos, se quisermos (tal como o fiz) re-significar o uso dos conceitos, como por exemplo: custo, preço, contrato; percebeu, pergeitamente, que não os usei no enquadramento da Economia, do Direito e por aí.
O «contrato» só pode ser tácito, evidentemente, tal como a reciprocidade na e da amizade não me exige essa medida quantitativa, do género: A fez um pequeno favor a B, logo B, tem a obrigação moral de retribuir com um grande favor. Não creio que se possa quantificar (no sentido matemático) a amizade ou o amor. mas tem um «preço»: a reciprocidade. A amizade é um «entre», ocorre, no minímo entre duas pessoas, onde a troca (de favores se assim o quiser designar) é tácita. Ou somos deuses?, ou Santos? Somos humanos, caríssimo.

Meu caro, isto que tento dizer, até neste espaço é, perfeitamente, visível.

Se não me fiz entender, pergunte que tento outra aproximação.

FOTOS-SUSY disse...

OLÁ QUERIDO MANUEL, A IDADE NÃO TEM PREÇO SEM DÚVIDA... GOSTEI DA POSTAGEM E DESEJO-TE UM BELO DOMINGO... ABRAÇOS DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA

FOTOS-SUSY disse...

OLÁ SANDRA, VENHO DESEJAR-TE UNS DIAS DE CARNAVAL MUITO BONITOS... ABRAÇOS DE AMIZADE,
FERNANDINHA

r disse...

1. O amigo verdadeiro e autêntico,de A, está doente, quase a morrer, só um medicamento o pode salvar.

2. O filho de A está doente, quase a morrer, só um medicamento o pode salvar.

3. No mundo inteiro, só existe um medicamento. Só há um!

4. O que faz A?, considerando o seu filho e a amizade verdadeira e autêntica por b?

Observações: Se o único medicamento existente, for dividido em partes iguais, não produzirá efeitos de cura.

Unknown disse...

Caríssima Rosa, a felecidade de um amigo(a)deleita-me,enriquece-me,não me tira absolutamente nada.é este o meu conceito de amizade.

Regina Rozenbaum disse...

Meu amado "ser trivial, bem vulgar, aborrecido"rsrs AMIGO MEUUUU!!! Num tem preço esse post...vc já mora no meu coração.
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Jorge disse...

Não há direito que se sobreponha à amizade e todos temos direito à amizade e...conservá-la.
Um abraço

r disse...

Onde é que disse que a amizade nos retira algo? Falei em reciprocidade e em geografia íntima, repito. A reciprocidade é essa dávida que me pareceu ler no seu último comentário. Disse:

1. A amizade vive-se.
2. Questionei as relações virtuais (pela e na internet) como fundamento autêntico da amizade.
3. A amizade é uma troca (não há troca se nos limitarmos a uma só direcção).
4. Disse que lhe podia chamar contrato se quisesse, mas seria necessário re-significar o conceito, colocá-lo fora do âmbito da economia. Obviamente!
5. Ofereci um exemplo, um dilema moral, que ainda não comentou. Na minha perspectiva, não o comentou, porque o amor incondicional pelo filho, anularia,, imediatamente, esse altruísmo que tanto se apregoa e toda a gente conhece e repete. Ninguém deixaria morrer o filho, mas posso estar errada, claro.

Basicamente, foi o que disse sobre a amizade.

Fala-me agora do seu conceito de amizade: a felicidade do seu amigo. Ou seja: dá, somente para fazer feliz esse amigo e isso é-lhe bastante. Não lhe interessa, portanto,nada mais. Ora, foi isto que entendi.

Permita-me perguntar:

O Manuel dá a Y, porque quer ver Y feliz e, o seu conceito de amizade consiste nisso. Não quer nada de Y, a não ser a felicidade dele.

Certo dia, Y que não é do seu clube, ofende-o numa discussão.Ofende-lo (a si), fez Y sentir-se menos mal, pelo clube dele ter perdido contra o seu.
Continua a dar a Y para o fazer feliz?

Outro dia, Y, irrita-se, porque o seu filho, estacionou o carro no lugar habitual em que Y estaciona. Y parte o carro ao seu filho.
Continua a dar a Y para o fazer feliz?

Manuel, só questiono a atitude de se ver as coisas como verdades absolutas. Evidentemente que se me oferecer uma rosa [pode ser vermelha ou branca]com o objectivo único da minha felicidade [confesso que ficaria], ESPERA que eu acolha a rosa. O Manuel espera que eu a acolha; não lhe bastará, unicamente, a minha felicidade.
Pode questionar a minha perspectiva, obviamente.

r disse...

Permita-me ainda...

gostava muito de o ver responder ao dilema do medicamento. A si e a outros tantos altruístas. A filantropia humana não é uma verdade absoluta. Aliás, nenhuma verdade humana é absoluta.

Pronto, beijinhos
não ««chato« mais.
Peace and Love

Unknown disse...

Hipocresias á parte, é lógico que nas condições que apresenta só há uma solução:
O medicamento é para o meu filho.

Jinhos.

r disse...

Manuel, sorry, sorry, mas tem de me permitir só mais esta... é a última, por hoje.

A saber:

Quanto ao que se designa por «amizade virtual», suponha a seguinte hipótese:

1. Deixar de comentar «n» blogues.
1.1. Pode até lê-los, mas deixaria de os comentar.

2. Daqui a dois meses, dizia-me quantos autores desses blogues, que lia, mas não comentava, o comentavam a si.

Era capaz de ser uma experiência com resultados significativos para o conceito de «altruísmo virtual». Talvez, não sei.

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

manuel augusto de jesus marques

Boa noite, hoje vim convidar você para o meu
CARNAVAL
com afeto,
Efigênia Coutinho

Unknown disse...

Caríssima,demagogias á parte, quando não se vê não se sente,nesse caso quando não se escreve não se é lido.
Como diria Pessoa:
"Viver não é necessário; o que é necessário é criar. "

Jinhos e inté.

r disse...

naada! eu cá
cada vez que o leio
xinto muito
xinto tanto
ih ih ih ih ih ih

namore muito, amanhã, xim!? e esqueça a outra comemoração europeia
eh eh eh eh [sempre é menos cínico, este risinho)

jinhos miguinhos (xentiu?)
Vou trabalhar...
R

Anónimo disse...

Manuel, obrigado! Fique a vontade o barraco é simples, mas vc é bem chegado.
Abraços

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido Manuel
Muito terno o seu texto e imagem.
Pode ser uma bela amizade, concerteza.

Beijinhos

cucchiaiopieno.com.br disse...

Que foto linda e emocionante! Para mim, esta sim é a verdadeira amizade e, realmente, nao tem preço.
Um grande abraço
Léia

RosanAzul disse...

Olá Manuel! Sabe que hoje é uma boa oportunidade para te agradecer
pelas inúmeras vezes que comentou meu blog ainda mesmo quando fiquei sem pc e não retribuia teus comentários! Você nunca deixou de ir ler meus posts e comentar... Muito obrigada pelo carinho e amizade! Abraços, Ro

..."E que o melhor de vós próprios seja para vosso amigo.
Se ele deve conhecer o fluxo de vossa maré, que conheça também o seu refluxo.
Pois, que achais seja vosso amigo para que o procureis somente a fim de matar o tempo?
Procurai-o sempre com horas para viver.
Pois o papel do amigo é o de encher vossa necessidade, e não vosso vazio.
E na doçura da amizade, que haja risos e o partilhar dos prazeres.
Pois no orvalho de pequenas coisas, o coração encontra sua manhã e se sente refrescado."
(K.Gibran)

Rosan disse...

oi Manuel.
penso que o custo de uma amizade, é realmente se ter respeito pelo outro, e paciencia com seus defeitos, assim como o amigo terá que ter com os nossos, pois nós que vivemos neste planeta chamado Terra temos ainda muitos defeitos, e quem não os tolerar, não poderá ser amigo de ninguem, eis aí o custo de uma amizade 'COMPREENÇÃO'

BEIJO