Seguidores

terça-feira, 13 de abril de 2010

Hoje é dia do beijo.


Beijo

Beijo na face
Pede-se e dá-se:
Dá?
Que custa um beijo?
Não tenha pejo:
Vá!

Um beijo é culpa,
Que se desculpa:
Dá?
A borboleta
Beija a violeta:
Vá!

Um beijo é graça,
Que a mais não passa:
Dá?
Teme que a tente?
É inocente...
Vá!

Guardo segredo,
Não tenha medo...
Vê?
Dê-me um beijinho,
Dê de mansinho,
Dê!

*

Como ele é doce!
Como ele trouxe,
Flor,
Paz a meu seio!
Saciar-me veio,
Amor!

Saciar-me? louco...
Um é tão pouco,
Flor!
Deixa, concede
Que eu mate a sede,
Amor!

Talvez te leve
O vento em breve,
Flor!
A vida foge,
A vida é hoje,
Amor!

Guardo segredo,
Não tenhas medo
Pois!
Um mais na face,
E a mais não passe!
Dois...

*

Oh! dois? piedade!
Coisas tão boas...
Vês?
Quantas pessoas
Tem a Trindade?
Três!

Três é a conta
Certinho, e justa...
Vês?
E que te custa?
Não sejas tonta!
Três!

Três, sim: não cuides
Que te desgraças:
Vês?
Três são as Graças,
Três as Virtudes;
Três.

As folhas santas
Que o lírio fecham,
Vês?
E não o deixam
Manchar, são... quantas?
Três!

João de Deus, in 'Campo de Flores'

4 comentários:

Guma disse...

Olá Manuel estimado amigo!
Com ele aprendi na cartilha.
kandandos de um beijoqueiro

angela disse...

Adoro esse poema. Tão bem humorado, tão matreiro.
beijos...já mando tres de uma vez...rs

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Je Vois La Vie en Vert disse...

É muito giro este poema.
Por esta razão e porque hoje é o dia dele, mereces um beijinho.

Cá deste lado de Portugal, envio-te

UN BISOU
ver imagem

Verdinha