Seguidores

terça-feira, 20 de abril de 2010

Um Sentido Para a Vida ...




Valeu-me a pena viver? Fui feliz, fui feliz no meu canto, longe da papelada ignóbil. Muitas vezes desejei, confesso-o, a agitação dos traficantes e os seus automóveis, dos políticos e a sua balbúrdia - mas logo me refugiava no meu buraco a sonhar. Agora vou morrer - e eles vão morrer.
A diferença é que eles levam um caixão mais rico, mas eu talvez me aproxime mais de Deus. O que invejei - o que invejo profundamente são os que podem ainda trabalhar por muitos anos; são os que começam agora uma longa obra e têm diante de si muito tempo para a concluir. Invejo os que se deitam cismando nos seus livros e se levantam pensando com obstinação nos seus livros. Não é o gozo que eu invejo (não dou um passo para o gozo) - é o pedreiro que passa por aqui logo de manhã com o pico às costas, assobiando baixinho, e já absorto no trabalho da pedra.

Se vale a pena viver a vida esplêndida - esta fantasmagoria de cores, de grotesco, esta mescla de estrelas e de sonho? ... Só a luz! só a luz vale a vida! A luz interior ou a luz exterior. Doente ou com saúde, triste ou alegre, procuro a luz com avidez. A luz é para mim a felicidade. Vivo de luz. Impregno-me, olho-a com êxtase. Valho o que ela vale. Sinto-me caído quando o dia amanhece baço e turvo. Sonho com ela e de manhã é a luz o meu primeiro pensamento. Qualquer fio me prende, qualquer reflexo me encanta. E agora mais doente, mais perto do túmulo, busco-a com ânsia.

Raul Brandão, in " Se Tivesse de Recomeçar a Vida "

18 comentários:

Anónimo disse...

muito profundo e em cada frase diz muito. obrigado por compartilhares

Guma disse...

Olá Amigo Manuel:
Passamos por muitos recomeços na vida, mas só tem sentido recomeçar quando temos marcos a atingir.
Forte e sincero kandando

Belle disse...

Recomeços são sempre difíceis, porém mágicos qdo visto sob outro ponto de vista...
bjo

Glorinha L de Lion disse...

ai que triste, amigo! eu ando tão down que só de ler essas coisas fico pior....deixo um abraço pra ti.

Viviana disse...

Olá Manuel

Gostei muito de ler este texto.

Foi uma boa escolha.

Deliciosamente bem escrito.

Realmente, foi pena que um homem como Raul Brandão tivesse partido tão cedo - aos 63.

Da obra dele temos vários livros.
Aqui á mão tenho: Humus
El-rei Junot
Pescadores
Ilhas desconhcidas
Os pobres

Como ele, gosto da luz!
Quando há sol e céu azul, encho os olhos e a alma, e "reservo" para os dias cinzentos e baços.

Desejo-lhe um bom fim de dia.

Um abraço

viviana

Ah! Muito obrigada pela visita que fez ao meu cantinho, por ter tido a amabilidade de ser"meu seguidor" e ainda por ter colocado o meu blogue nos seus links

Graça Pereira disse...

Profundo, denso e intenso...quando se escreve assim em cima da curva do caminho...Tambem eu gosto da luz, de um céu muito azul escandalosamente bordado a oiro, da luz das velas perfumadas ou não espalhadas pela casa no halo mais intimista... da luz interior que procuro em mim e nos outros e que é a maior certeza do infinito nascendo por entre a pequenez das coisas do mundo...
Beijo e uma semana cheia de Luz.
Graça

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elisabete Tavares Affonso CRT 44107 disse...

amei o pensamento...e obrigada por tua doce visita!!!!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Manuel
Muito belo e profundo este texto.
muito real.

beijinhos
Sonhadora

Mari disse...

Manuel...
Recomeçar é sempre possível e precisamos fazê-lo, mesmo que às vezes nos sintamos enfrequecidos...
Como disse o grande Pessoa: Tudo vale a pena quando a alma não é pequena".
Um beijo

Sandra disse...

Parabéns pelo seu lindo texto. Hoje vou te levar para o meu sinal de liberdade.
Fará companhia comigo.
Um grande abraço.
Retribuo o seu carinho.Deixo um convite para vc. se aceitar é só deixar o seu endereço para ser linkado por mim depois.

A Interação de amigos está comemorando 01 ano de vida. Tem uma coletiva. se aderir a ideia, basta passar por,lá.
http://sandrarandrade7.blogspot.com
Carinhosamente.
sandra

Sandra disse...

Pronto já está lá.basta vim e conferir.
Carinhosamente,
Sandra

http://sandraandradeendy.blogspot.com/

"(H²K) 久保 - Hamilton H. Kubo" disse...

Magnifica postagem meu caro!
Tomei conhecimento do texto publicado no espaço da querida Sandra.
Sem palavras, para a exatidão de viver que é proposta em texto.
E fato, melhor que pensar na vida que gostaríamos de ter é sem dúvida alguma viver a vida com total desapego da alma.

Abraços!
Sigo-te.

Unknown disse...

É preciso ter um bom estado de espiro e equilibrio para absorver o conteudo, mas, vale a pena queimar pestana e ver que o que dizes e profundamente obvio.Estou recomeçando.
Já havia comentado o mesmo artigo no blog SINAL DE LIBERDADE-UMA EXPRESSÃO DE SENTIMENTO.
Bleza mesmo
Abraços Lu

Gisa disse...

SIMMMM vale a pena viver se se possível, intensamente !!

Um grande abraço
Gi

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Manuel. Lindo texto e a foto, nem se diga. A vida é um eterno recomeço. Beijos, amigo e tenha uma excelente semana.

Manuela Freitas disse...

Texto de um grande escritor, sensível e realista, um dos meus livros preferidos é o «Húmus».
Mas será que o texto e o Manuel tem algo em comum?
Beijinhos,
Manuela

Denise disse...

Emocionada !
ha uma canção que senão me engano fala assim:
Ascender a luz iluminar ,vem chegando a hora de tudo enfim se clarear,na lida dos dias meus...

afagos meu querido