Seguidores

quarta-feira, 26 de maio de 2010

A Proibição




Tem cuidado ao amar-me.
Pelo menos, lembra-te que to proibi.
Não que restaure o meu pródigo desperdício
De alento e sangue, com teus suspiros e lágrimas,
Tornando-me para ti o que foste para mim,
Mas tão grande prazer desgasta a nossa vida duma vez.
Para evitar que teu amor por minha morte seja frustrado,
Se me amas, tem cuidado ao amar-me.

Tem cuidado ao odiar-me,
E com os excessos do triunfo na vitória,
Ou tornar-me-ei o meu próprio executor,
E do ódio com igual ódio me vingarei.
Mas tu perderás a pose do conquistador,
Se eu, a tua conquista, perecer pelo teu ódio:
Então, para evitar que, reduzido a nada, eu te diminua,
Se tu me odeias, tem cuidado ao odiar-me.

Contudo, ama-me e odeia-me também.
Assim os extremos não farão o trabalho um do outro:
Ama-me, para que possa morrer do modo mais doce;
Odeia-me, pois teu amor é excessivo para mim;
Ou deixa que ambos, eles e não eu, se corrompam
Para que, vivo, eu seja teu palco e não teu triunfo.
Então, para que o teu amor, ódio, e a mim, não destruas,
Oh, deixa-me viver, mas ama-me e odeia-me também.

John Donne, in "Poemas Eróticos"

8 comentários:

Silenciosamente ouvindo... disse...

Como eue percebo o conteúdo deste
poema, muito certo.

Espero que esteja bem, eu estou
muito limitada a estar no computador, quase proíbida, por
um problema de coluna que se
agudizou, mas passar sem o computador é-me impossível.
Beijinho/Irene

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Manuel...


Que lindo poema de John Donne.
Que saudades de meus tempos de faculdade, onde a leitura de John Donne era obrigatória. Em inglês.
Que doce obrigação.
Obrigada por doce lembrança.


Abraços de uma amiga que vive do outro lado do oceano.

angela disse...

Quem escreve um poema assim já esta perdidamente apaixonado, sópode pedir que seja poupado.
Lindo
beijos

AFRICA EM POESIA disse...

Meu amigo querido deixo para ti...


Os livros são algo bem presente e forte.
Muito computador.
Muita tecnologia...
Mas os livros...
O virar a folha,
o beber as letras
São para sempre

Um beijo



OS LIVROS


Livros
Muitos livros
De várias lombadas
Largos
E finos
Mas todos eles
Meus amigos...
Que me acompanham...
Que me transportam
A todo o lado.
E que me fazem companhia...
E quando me sento
No meu canto
Pego no livro que quero...
Pego na historia mais linda
E leio...
E transporto-me...
Também... para lá...

LILI LARANJO

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido amigo
Lindissimo poema, sentimentos contraditórios, que nos enchem de duvidas.

Beijinhos
Sonhadora

Maria Izabel Viegas disse...

Queridíssimo amigo, como agradecer tanto carinho?
Que Deus sempre te abençoe e aos teus amados!
beijos no seu doce coraação!

Glorinha L de Lion disse...

Sentimentos antagônicos...prazer e dor, ódio e amor...disso é feito o amor...bonito texto...beijos