Seguidores

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Saudade .




Ter saudade
é vaga disforme de um corpo.
Ter saudade
é pássaro que aparece e se apaga
erguido de confusão
na angústia, teste dado à natureza
bruxuleante dentro de mim.
Ter saudade
é fingir qualquer coisa que inquieta,
levantada, desenterrada do crivo da memória.
Por vezes quando o tempo por ela passa
não passa o tempo da saudade,
estátua rígida dum destino anoitecido,
passa um nada meio acontecido.
Saudade,
é filha da alma do mundo
que de tanto ser outro
sou eu já.
Saudade,
porque viajas cansada
em horas dentro de mim?
Saudade
que vieste até à última força desta linha,
brumosa da eterna caminhada.
Sempre que vieres
sem avisares
leva-me contigo
para que a paz volte
à memória de meu corpo
como o rio que passa
no tempo final da minha natureza.

Carlos Melo Santos, in "Lavra de Amor

10 comentários:

Manuela Freitas disse...

«Saudade, vai-te embora
Do meu peito tão cansado
Leva para bem longe este meu fado»,
é mesmo o nosso Fado Manuel!...
Belissimo poema.
Beijinhos e bom fim-de-semana.
Manú

Fátima disse...

Olá Manoel,
tenho lido comentários seus (sou leitora assídua de comentários)em blogs amigos sempre sucinto e direto, me intrigou visitá-lo.

Bom seria que a saudade nos levasse com ela para que como disse, a paz voltasse à memória do nosso corpo.

Abraço carinhoso.
Fátima.

Graça Pereira disse...

Saudade...noites longas, tantas!
Saudade é um rio que me leva em cada adeus...á procura do começo de tudo..saudade, é chegar e partir de novo solta de amarras e utopias...livre, com uma certeza antecipada: saudade, nunca me deixará morrer!
Beijo
Graça

Guy Rodrigues e Mariane disse...

Oi mano! achamos seu blgs e adoramos. vamos segui-lo

Yo Neris disse...

Às vezes sinto saudades até do que não vivi,rs.
Beijã e ótimo fim de semana,amigo

Maria Rodrigues disse...

Querido amigo, lindo poema

"...Saudade é amar um passado que ainda não passou,
É recusar um presente que nos machuca,
É não ver o futuro que nos convida..."

Pablo Neruda

Bom fim de semana
bjs do tamanho do infinito
Maria

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
angela disse...

Belo poema. Boa escolha
beijos

Denise disse...

MA-RA-VI-LHOOOO-SO!!!

"A casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração."
Henrique Maximiliano Coelho Neto

Beijos

Viviana disse...

Olá Mamuel

Belo poema, amigo.

"Saudade,
porque viajas cansada
em horas dentro de mim? "

A Cesária Évora, como ninguém, interpreta esta palavra bem portuguesa - SAUDADE.

um abraço

viviana