Seguidores

domingo, 20 de junho de 2010

A Música .




A música p'ra mim tem seduções de oceano!
Quantas vezes procuro navegar,
Sobre um dorso brumoso, a vela a todo o pano,
Minha pálida estrela a demandar!

O peito saliente, os pulmões distendidos
Como o rijo velame d'um navio,
Intento desvendar os reinos escondidos
Sob o manto da noite escuro e frio;

Sinto vibrar em mim todas as comoções
D'um navio que sulca o vasto mar;
Chuvas temporais, ciclones, convulsões

Conseguem a minh'alma acalentar.
— Mas quando reina a paz, quando a bonança impera,
Que desespero horrivel me exaspera!

Charles Baudelaire, in "As Flores do Mal"

5 comentários:

Manuela Freitas disse...

Olá Amigo Manuel,
Estive a ler o que escreveste desde a última vez que aqui estive e sempre vais buscar textos e poemas que mexem comigo, que não me deixam nada indiferente!...De realçar também a tua selecção de imagens. Obrigada por partilhares das coisas belas que passam pelos teus olhos e pelos teus dedos.
Desejo que tenhas uma boa semana.
Beijinhos,
Manú

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido amigo
Descobres pérolas lindas da literatura...Lindo poema.

beijinhos
Sonhadora

Jorge disse...

Imagem inusitada, digna d'um poema maravilhoso, que faz vir à tona as nossas memórias, em que o mar e as caravelas são metáforas constantes na nossa vida.
Abraço.

ONG ALERTA disse...

O oceano é como a música cheio de acordes, paz.
Um abraço Lisette

Beth/Lilás disse...

Que beleza de imagem e este poema, amigo!
Obrigada por nos brindar sempre com tão lindas poesias.
abraço carioca