Seguidores

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Pensamento não Domina a Acção .




(...) hoje reconheço, naquilo que então aconteceu, o esquema por meio do qual o pensamento e a acção se conjugaram ou divergiram durante toda a minha vida. Penso, chego a um resultado, fixo-o numa conclusão e apercebo-me de que a acção é algo independente, algo que pode seguir a conclusão, mas não necessariamente. Durante a minha vida, fiz muitas coisas que não tinha decidido fazer, e não fiz outras que tinha firmemente decidido fazer. Algo que existe em mim, seja lá o que for, age; algo que me faz ir ter com uma mulher que já não quero voltar a ver, que faz ao superior um reparo que me pode custar o emprego, que continua a fumar embora eu tenha decidido deixae de fumar, e que deixa de fumar quando me resignei a ser um fumador para o resto dos meus dias.
Não quero dizer que o pensamento e a decisão não tenham alguma influência na acção. Mas a acção não decorre só do que foi pensado e decidido antes. Surge de uma fonte própria, e é tão independente como o meu pensamento e as minhas decisões.

Bernhard Schlink, in 'O Leitor'

3 comentários:

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido amigo
Mais um belo texto, avida nem sempre vai para onde tinhamos planeado.
É mesmo assim, não há volta a dar.

Beijinhos
Sonhadora

angela disse...

E não é que é assim mesmo!
Belo texto.
beijos

Benjamina disse...

Espero que já tenha passado a constipação. Dá que pensar este texto. Penso que se aplicará mais às pessoas mais emocionais e menos às pessoas mais racionais. Não será?