Seguidores

terça-feira, 20 de julho de 2010

Amigo




Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra «amigo».

«Amigo» é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!

«Amigo» (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
«Amigo» é o contrário de inimigo!

«Amigo» é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada.

«Amigo» é a solidão derrotada!

«Amigo» é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
«Amigo» vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O'Neill, in 'No Reino da Dinamarca'

24 comentários:

Mariana disse...

Linda a homenagem.
Ter amigos é ter uma bênção na nossa vida;
Feliz Dia para ti.

Manuela Freitas disse...

Olá querido amigo, eu também postei este poema, o poema que me enviaste ontem!...Gosto muito dele! Cheguei aqui e até sorri com a coincidência!...
Neste Dia do Amigo, que eu desconhecia, desejo que a nossa amizade se prolongue por muitos anos.
Beijinhos,
Manú

Rosan disse...

oi
amigo pe uma grande festa...
já é...
por isso que gosto de festejar por cá.

beijinho

Luna disse...

Amigo, amigo verdadeiro, é a forma mais sublime de amor, que tudo dá sem nada pedir
~Bj

franciete disse...

O coração não tem olhos
mas ele diz o que sente
ele me diz que é amigo
embora seja recente

feliz dia do amigo, e que a nossa amizade dure o tempo certo na vida

beijinhos de luz e paz

Vovó Noemia disse...

Linda postagem...
Obrigada também pela postagem em meu blog e "Feliz dia do Amigo"!

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

Ser feliz e ter um amigo. Parabéns pelo seu dia. Bjus

Unknown disse...

BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!
Machado de Assis

Beijo meu amigo!!!

Regina Rozenbaum disse...

Manuel, poeta, amado!
Não sabia que hoje era Dia do Amigo?! Aliás acho que amigo que é AMIGO não carece de de dia, hora nem lugar...e mesmo quando está assim, longe como vc, se faz presente sem embrulho de papel. Então, por hoje, OBRIAGADA por ser meu AMIGO!
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

angela disse...

Muito bonito o poema que escolheu.
Um feliz dia para você.
beijos amigo

Clecilene Carvalho disse...

Amigos - Vinícios de Moraes

Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
Não percebem o amor que lhes devotoe a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !
Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ...
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.
Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.
Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar.
Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabemque estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.
E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários,de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí,e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.Se todos eles morrerem, eu desabo!Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.
E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.
Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos,cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim,compartilhando daquele prazer ...
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado,morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente, os que só desconfiam - ou talvez nunca vão saber -que são meus amigos!
A gente não faz amigos, reconhece-os.


LEMBREI-ME DE VC E VIM DESEJAR FELIZ DIA DO AMIGO.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marilu disse...

Querido amigo Manuel, amigos são tesouros que se guardam dentro do coração...como eu guardo você...Beijocas

Yo Neris disse...

"Quuem tem um amigo, jamais estará só."
Beijos

AFRICA EM POESIA disse...

MANUEL

Estes momentos(70000) acontecem porque há gente linda como tu...

um beijão

Calma que estou com pressa! disse...

A M I G O !! nâo preciso dizer mais nada- o simples , o sábio não precisa falar nada - a tua presença já me é suficiente
bjs

Glorinha L de Lion disse...

Amigo é a solidão derrotada! Adorei isso meu grande e querido amigo, foi e é um privilégio tê-lo conhecido e ter me tornado merecedora de sua amizade. Grande beijo. Feliz dia!

Jorge disse...

Obrigado Amigo, foi bom ler e ter no Azimute o poema "Os Amigos".
Um abraço com estima e amizade,
Jorge

Guma disse...

Amigo Manuel Marques:
...Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!...
(Machado de Assis)
Kandandos e tudo a correr bem

Maria Ribeiro disse...

Alexandre O'NEILL... um dos vultos do Surrealismo Português!
Neste poema, perfeitamente realista, faz a apologia dos amigos. Sáo eles, quando verdadeiros, quem fica ao nosso lado nos momentos de desprazer...
BEIJO de Mª elisa

ValeriaC disse...

Linda sua homenagem aos amigos...
Sei que o dia foi comemorado ontem, estou atrasidinha...mas amigo é pra todos os dias...feliz dia de hoje e sempre...amigo...
Beijinhos...
Valéria

Denise disse...

Olá, Manuel.
Vim retribuir tua carinhosa visita, e deixar um beijo junto com um abraço, pra que sejamos envolvidos com carinho nessa corrente da amizade.
Te gosto!

Bjos, meu querido!

Anónimo disse...

Manuel, boa tarde estou iniciando a minha caminhada por esse mundo desconhecido e cheguei até você.
Um abraço
Taci

Lúcia Soares disse...

Também acho que amigo não precisa de data própria. E que a amizade pode ser uma comemoração diária.
Beijos!