Seguidores

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Felicidade não Inclui o Êxtase




A sensação de sermos unos com a natureza animal, vegetal e mineral, e a satisfação de mergulhar nessa sensação, não é de todo degradante. É tão bom sentir pulsar dentro de nós toda a vida, e simultaneamente buscar aquela existência superior cuja realização só nos é possível sonhar ou pressentir!
Não permitis que considerem fantasmas os dois grandes pólos do homem, a verdade e a felicidade; quando sonhamos sonhos de felicidade, é certo já a termos conquistado.
A satisfação de uma paixão absolutamente pessoal é embriaguez ou prazer: não é felicidade.
A felicidade é algo duradouro e indestrutível; caso contrário, não seria felicidade. Aqueles que gostariam de perpetuar a embriaguez e de incluir nela a felicidade, andam atrás do impossível. O êxtase é um estado excepcional cuja permanência nos mataria, e a natureza inteira depressa se eclipsaria sob a influência desse estado delirante.

George Sand, in 'Diário Íntimo'

4 comentários:

Calma que estou com pressa! disse...

impossível mesmo! hoje estou me sentindo um et no meio deste mundo blog, dos meus pensamentos discordantes, e da realidade consumista que está envolvendo todos-
e descobrir que a busca da verdade atrai criticas-
ih hoje eu tô...
bjs
meu amigo poeta

r disse...

esta imagem dava um excelente fundo para o meu blogue. é linda! adorei! o resto não li, o título desprometia!!!!!!!!

r disse...

Manuel, vim roubar a imagem

se a quiser só para si
avise que devolvo

Unknown disse...

A imagem é toda sua,