Seguidores

sábado, 9 de outubro de 2010

Coração Mais Forte que o Dever





Nas alturas em que o meu dever e o meu coração estavam em contradição, o primeiro raramente saiu vitorioso, a menos que bastasse eu abster-me; então, na maioria das vezes, eu era forte, mas sempre me foi impossível agir contra o meu feitio. Quer sejam os homens, o dever, ou mesmo a fatalidade quem comanda, sempre que o meu coração se cala, a minha vontade fica surda, e eu não sou capaz de obedecer. Vejo o mal que me ameaça e deixo-o chegar, em vez de agir para o evitar. Começo por vezes com esforço, mas esse esforço cansa-me e depressa me esgota, e não sou capaz de continuar. Em todas as coisas imagináveis, aquilo que não faço com prazer logo se me torna impossível de levar a cabo.

Jean-Jacques Rousseau, in 'Os Devaneios do Caminhante Solitário'

16 comentários:

Cris França disse...

ah Manuel, se me fosse dado um só o poder de desligar-me do meu coração e continuar a viver eu o faria.
Esse trecho em cada palavra, falou-me profundamente. bjs

Manuela Freitas disse...

Olá Manelito,
Hoje estou muito ternurenta! Gosto de Rousseau, tenho para aí um calhamaço, que é uma auto biografia, o senhor tem realmente uma filosofia muito interessante!
Poeta amigo, bom fim-de-semana de acordo com os teus desejos.
Beijinhos,
Manú

Francisco José Rito disse...

Mil verdades num só paragrafo, meu caro.

A imagem é magnifica. Estou a gostar deste teu espaço.

abraços

Gisa disse...

Contradições... a vida está cheia delas não é amigo ?

Marilu disse...

Querido amigo, o coração sempre dá ordens, e temos que obedece-las, se não o fizermos não conseguimos ser felizes. Tenha um lindo final de semana. Beijocas

angela disse...

Também sou sssim e acho que a maioria das pessoas o são também.
beijos

Essência e Palavras disse...

Belo devaneio...


beejo e bom feriado ta?

Anónimo disse...

A Fonte da Felicidade Reside Dentro de Nós

O hábito de me recolher a mim mesmo acabou por me tornar imune aos males que me acossam, e quase me fez perder a memória deles. Desse modo, aprendi com base na minha própria experiência que a fonte da felicidade reside dentro de nós e que não está no poder dos homens fazer com que fique realmente desgostosa uma pessoa determinada a ser feliz. Por quatro ou cinco anos desfrutei regularmente de alegrias interiores que almas gentis e afectuosas encontram numa vida de contemplação.

Jean-Jacques Rousseau, in 'Devaneios de um Caminhante Solitário'

Tenha um óptimo fim de semana Manuel e tudo de bom para si
Ana Bernardo
(quanto ao video do mar; O MAR é o meu bálsamo para os males que me fazem)

Maria Ribeiro disse...

MANUEL MARQUES:como vai o pobre fazer, para levar até ao cimo da montanha um coração, sem forças?
Mal está o que desiste facilmente, como afirma ROUSSEAU...POR isso, logo depois de ter pertencido aos !ENCICLOPEDISTAS"(DIDEROT, MONTESQUIEU...)ele os deixou...
BEIJO
Mª ELISA

RosanAzul disse...

OBSERVE A RESISTÊNCIA dentro de você. Observe o seu apego ao sofrimento.. Esteja muito alerta.. Observe como é estranho ter prazer em ser infeliz. Observe a compulsão de falar ou como pensar a esse respeito. A resistência deixará de existir se você torná-la consciente. Poderá então dar atenção ao sofrimento, estar presente como testemunha e iniciar a transformação. Só você pode fazer isso. Ninguém pode fazer por você, Mas, caso tenha bastante sorte para encontrar alguém interessante consciente, se puder estar com essa pessoa e juntar-se a ela no estado de presença, isso poderá ser de grande utilidade, acelerando o processo. Se isso acontecer, a sua própria luz logo brilhará mais forte"... (do livro Praticando o Poder do Agora) Eckhart Tolle

Somos todos eternos aprendizes, sempre... Assim é a vida, errar e aprender... aprender e amar...

Um bom fim de semana pra ti!
Meu carinho. Beijo Azul!
Ro

Zélia Guardiano disse...

Querido Manuel
Que lindeza de postagem!
Texto e ilustração magníficos!
Adorei, amigo...
Grande abraço!

guímel disse...

Rousseau, mostra-nos as resistências que nos impedem de sermos felizes... e como o coração pesa!
O discernimento torna-se difícil diante do conflito!

Bjsss e um bom final de semana.

Obs: Gentileza da sua parte em comunicar-me, eu não havia notado...rsrs, jamais deixarei de comentar as maravilhas que escreve, sou sua fã.

Maria Rodrigues disse...

Amigo excelente escolha. Quando fazemos algo com o coração, conseguimos ultrapassar quase todas as barreiras.
Tenha um sereno e feliz fim-de-semana.
bjs do tamanho do inifito
Maria

JB disse...

É verdade, o que é feito de coração e com gosto torna-se um sacrifício, faz-se mas...

Beijinho

Rosane Marega disse...

É bem assim, Manuel...
Beijosssssssss

JB disse...

manuel...

queria ter dito "o que NÃO é feito de coração e com gosto torna-se um sacrifício"

ups

Beijinho