Seguidores

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Os Caminhos Desapareceram da Alma Humana...




Caminho: faixa de terra sobre a qual se anda a pé. A estrada distingue-se do caminho não só por ser percorrida de automóvel, mas também por ser uma simples linha ligando um ponto a outro. A estrada não tem em si própria qualquer sentido; só têm sentido os dois pontos que ela liga. O caminho é uma homenagem ao espaço. Cada trecho do caminho é em si próprio dotado de um sentido e convida-nos a uma pausa. A estrada é uma desvalorização triunfal do espaço, que hoje não passa de um entrave aos movimentos do homem, de uma perda de tempo.
Antes ainda de desaparecerem da paisagem, os caminhos desapareceram da alma humana: o homem já não sente o desejo de caminhar e de extrair disso um prazer. E também a sua vida ele já não vê como um caminho, mas como uma estrada: como uma linha conduzindo de uma etapa à seguinte, do posto de capitão ao posto de general, do estatuto de esposa ao estatuto de viúva. O tempo de viver reduziu-se a um simples obstáculo que é preciso ultrapassar a uma velocidade sempre crescente.

Milan Kundera, in "A Imortalidade"

19 comentários:

AFRICA EM POESIA disse...

vim devagarinho
deixar um
beijinho

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido Manuel
Muito reflectivo o texto...nunca sabemos onde nos leva determinado caminho.

Deixo um beijinho
Sonhadora

JB disse...

Gostei muito deste texto, manuel. Acho que a humanidade anda meio perdido por atalhos que não alcançam caminhos nem seguem qualquer estrada com destino. Saberemos para (por)onde caminhamos?...
A imagem é profundamente intrigante, bela... gostava de saner o que há ao virar desse caminho...

Beijinho

orvalho do ceu disse...

Olá, Manuel
São muitas as estradas... poucos os caminhos... penso eu...
Até descobrirmos o nosso... é uma luta!!!
Abraços fraternos

Mariana disse...

A imagem escolhida por ti, está fascinante e o texto divino.
dispensa comentários.
A Alma humana é misteriosa e preciosa..saberemos guiá-la para o be,

Nilce disse...

Sabe Manuel, quando criança gostava de pensar o que estariam fazendo certas plantas, pedras e até animais que via pelas estradas por onde passávamos.
Ela tem vida e esquecemos disso.
Adorei a relação caminho/estrada: o ir e vir de estado de vida.

Bjs no coração!

Nilce

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
guímel disse...

O homem não percebe a sua caminhada, como ele não vê a beleza das laterais do caminho.

Lindo texto.

Bjsss

Rosane Marega disse...

Oiee Manuel, hum...eu adoro as estradas e guardo em minha mente cada lugarzinho por onde passo, as vezes são detalhes tão pequenos aos olhos, mas imenso no sentir gostoso que me invade...
Beijosss e obrigada pelo carinho,
idem a tudo que me digas...

Graça Pereira disse...

Ás estradas...já não ligo! Aos caminhos...continuam a ser objectivos na minha vida:" Ensinai-me Senhor o vosso caminho e conduzi-me por veredas planas"
Beijo
Graça

pensandoemfamilia disse...

Lindo. Eu ainda prefiro o caminho. Adoro Kundera.

bjs

Regina Rozenbaum disse...

Mamãe babada na área rsrs e vim prá dizer que, realmente, prefiro um tocador de viola (e se faz serenata então...afff)do que um buldogue francês rsrs.
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Beth/Lilás disse...

Texto primoroso, só podia ser de Kundera!
É o tipo de texto que temos que ler devagar, sorvendo as palavras para assimilá-las.
abs carioca

Lucía.uy disse...

.... tempo ampliou o deserto entre calçadas e nunca foram parceiros...

un abrazo Manuel!

Priscilla Marfori... disse...

Gosto de ler coisas assim... que nos envolve a pensar no percusso que levou o poeta até as palavras...
Belo blog e abraço.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido
Um texto maravilhoso, adorei.

beijinhos com carinho
Sonhadora

Socorro Melo disse...

Olá,Manuel!

Caminhos representam nossas vidas, nossos momentos de alegrias, lutas, conquistas, enfim. E dada a rapidez com que se vive hoje, é raro parar pra se refletir no sentido da vida, nas coisas boas com que ela generosamente nos presenteiam.
Há uma corrida desenfreada, competitiva, pra se atingir alguns objetivos, que na maioria das vezes são só vaidades, vento que passa...

Grande abraço
Socorro Melo

franciete disse...

O caminho é ligação
duma estrada tão comprida
o caminho é o que corremos
ao longo da nossa vida.

Beijinhos de luz e paz.

Viviana disse...

Olá Manuel

Gosto muito de "caminhar pelos caminhos."

Mesmo quando as dores me baralham e me perturbam.

Mesmo que só possam ser poucos passos, pequenas distâncias... eu quero caminhar.

Nas estradas não gosto de andar...

"Antes ainda de desaparecerem da paisagem, os caminhos desapareceram da alma humana: o homem já não sente o desejo de caminhar e de extrair disso um prazer."

É um sinal dos tempos, creio eu.

faço minhas as palavras da Graça:

"Ensinai-me Senhor o vosso caminho e conduzi-me por veredas planas"

Desde criança que digo isto a Deus.

Gostei muito do texto.

Um abraço

viviana