Seguidores

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Vida não Cabe numa Teoria.




A vida... e a gente põe-se a pensar em quantas maravilhosas teorias os filósofos arquitectaram na severidade das bibliotecas, em quantos belos poemas os poetas rimaram na pobreza das mansardas, ou em quantos fechados dogmas os teólogos não entenderam na solidão das celas. Nisto, ou então na conta do sapateiro, na degradação moral do século, ou na triste pequenez de tudo, a começar por nós.
Mas a vida é uma coisa imensa, que não cabe numa teoria, num poema, num dogma, nem mesmo no desespero inteiro dum homem.
A vida é o que eu estou a ver: uma manhã majestosa e nua sobre estes montes cobertos de neve e de sol, uma manta de panasco onde uma ovelha acabou de parir um cordeiro, e duas crianças — um rapaz e uma rapariga — silenciosas, pasmadas, a olhar o milagre ainda a fumegar.

Miguel Torga, in "Diário (1941)"

29 comentários:

Leonor Lourenço disse...

Lindo texto e bela imagem. Gostei de ver :) Bom fim de semana:) BJ leonor

Laços e Rendas de Nós disse...

Torga, sempre Torga e o seu amor à terra mãe.

Beijo

Lídia Borges disse...

"Mas a vida é uma coisa imensa, que não cabe numa teoria, num poema, num dogma, nem mesmo no desespero inteiro dum homem."

Miguel Torga, capaz de tocar com simplicidade, temas imbuídos de grande complexidade.



Um beijo

Maria José Rezende de Lacerda disse...

É isso mesmo, Manuel. A sua definição está perfeita, porque é a sua. Grande abraço e um ótimo final de semana.

Glorinha L de Lion disse...

Manuel, estou extasiada! Que coisa maravilhosa essa descrição...vou procurar ler esse autor, não o conhecia, conheci através de vcs, meus amigos portugueses tão amados.Belo presente! beijos, bom fim de semana,

Magia da Inês disse...

Olá, amigo!
A vida é tudo isso e muito mais... no momento... para mim é tristeza e vergonha por tudo o que está acontecendo no Rio de Janeiro...
Meu coração está partido... porque os políticos deixaram chegar a esse ponto???
Perdõe-me o desabafo...
Bom fim de semana!
Beijinhos.
Minas - Brasil

Mari disse...

A vida é tanta que não cabe em nossas palavras, cabe apenas nas emoções que sentimos.
Bom final de semana meu amigo!

Breve Leonardo disse...

[para a vida, para o mundo que temos por horizonte, um par de olhos não bastam... ainda que ajudem, quando bem abertos para o mundo]

um imenso abraço, Manuel

LB

Denise disse...

Só o titulo já seria suficiente, e, como bem disse a Maria José, está perfeita a definição de cada um...

Um ótimo fds meu amigo querido.
Beijo!

Entrevidas disse...

E que vivamos a VIDA. Bom fim de semana Amelia

guímel disse...

Maravilhosa a Vida e o poema!

Bjsss

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido Manuel

Um belo texto de Torga e uma verdade sem tempo.

Beijinhos
Sonhadora

Horta F disse...

A vida é pivilégio....

Sandra Gonçalves disse...

A vida é um mistério tão iluminado...
Basta sabermos vive-la com intensidade. Gostei daqui. Bjos achocolatados

Anónimo disse...

E quantas vezes eu já te falei isto heim?!!!!!!
Bjs.

Betty Gaeta disse...

Oi Manuel,
Adorei o texto. Eu não saberia dizer se a vida é algo grande demais, ou tão pequena que não pode ser medida.
Bjkas e um ótimo final de semana para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

angela disse...

e muito mais...
Lindo texto.
beijos

Marilu disse...

Querido amigo, e assim a vida continua, sem definições, apenas para ser vivida. Tenha um lindo final de semana. Beijocas

Rosani disse...

Meu querido amigo Manuel!

Amei o texto e linda imagem, depois dessa minha fase meio metamorfose, estou eu aqui voltando...rsrs, beijos

lis disse...

.. estou sempre a ver a vida daqui da minha janela, uma montanha verdejante ,
pássaros de aço que sobrevoam levando corações como o meu!
Gosto do Miguel Torga
boa escolha manuel
deixo o meu abraço do sábado

Graça Pereira disse...

A vida....é cada dia que se vive!
beijo
Graça

Viviana disse...

Amigo Manuel

Obrigada por esta excelente escolha para aqui partilhar connosco.
Gostei imenso.

Tocou-me.

Ah! o Grande Torga!

Quanto eu me identifico com ele!

Sabe, que ele é, desde há muito...o meu escritor e poeta preferido?

Nunca me canso s de o ler.

Que falta faz!
Pena já ter partido.

Desejo-lhe um excelente dia de sábado

viviana

lusibero disse...

MANUEL: parir e nascer são actos de profundo AMOR...Torga AMAVA em todas as dimensões, em todas as direções do coração e do espírito...
Obrigada por teres lido e partilhado este belo texto e perdoa por ter chegado só agora...mas, como meu amigo, até sabes dos problemas que tenho tido.
BEIJINHO puro
Mª ELISA

Zélia Guardiano disse...

Lindíssimo, Manuel!
Eu precisava ler isto...
Grata, amigo!
Enorme abraço da
Zélia

Maria Rodrigues disse...

Excelente escolha amigo, um texto lindo.
"A vida é maravilhosa se não se tem medo dela." Charles Chaplin
Bom fim-de-semana
Beijinhos
Maria

Luma Rosa disse...

O modo como olhamos a vida, por si define se a encaramos como um presente ou um fardo. Lógico que tudo depende do intelecto de quem olha ou das experiências pessoais de cada um. Se não existe fórmula para se viver bem, um bom olhar ou um olhar para o lugar certo, faz desse olhar um grande milagre!! Bom fim de semana! Beijus,

Rosane Marega disse...

Maravilhoso...
Beijosss

JB disse...

Que há a acrescentar às palavras de Torga?
Um sentir da vida que me traz recordações...

bela escolha!

Beijinho

clô disse...

a vida, o quer que seja, é, sem dúvida, o que se vive. um grande abraço