Seguidores

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Estou Cansado.




Estou cansado, é claro,
Porque, a certa altura, a gente tem que estar cansado.
De que estou cansado, não sei:
De nada me serviria sabê-lo,
Pois o cansaço fica na mesma.
A ferida dói como dói
E não em função da causa que a produziu.
Sim, estou cansado,
E um pouco sorridente
De o cansaço ser só isto —
Uma vontade de sono no corpo,
Um desejo de não pensar na alma,
E por cima de tudo uma transparência lúcida
Do entendimento retrospectivo...
E a luxúria única de não ter já esperanças?
Sou inteligente; eis tudo.
Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto,
E há um certo prazer até no cansaço que isto nos dá,
Que afinal a cabeça sempre serve para qualquer coisa.

Álvaro de Campos, in "Poemas"
Heterónimo de Fernando Pessoa

23 comentários:

PRECIOSA disse...

Fechar os olhos, não pensar em nada,
encostar a cabeça em um ombro amigo
Talvez seja o remédio para não lembrar do cansaço....
Tenhas uma semana regada de muito amor
Preciosa Maria

Socorro Melo disse...

Olá, Manuel!

G E N I A L! Dizer mais o quê???


Grande abraço
Socorro Melo

Unknown disse...

Será que Alvaro de Campos seria um F. Pessoa sempre cansando...como diríamos nos dias de hoje: depressivo? Andei numa exposição sobre as várias faces desse poeta, mas não me lembro exatamente como cada um dos seus heteronomios se portava diante da vida, e sobre o que escreviam...

A gente sempre aprende algo de valioso nessa blogsfera...foi bom estar aqui!

Élys disse...

Um poema que expressa uma situação muito comum nos tempos atuais. Creio que é preciso relaxar e deixar a crise passar.
Um, abraço.

Regina Rozenbaum disse...

Tb tô cansada...muiiito...de tudo e sobretudo de mim mesma.
Beijuuss n.c.

Laços e Rendas de Nós disse...

"...afinal a cabeça sempre serve para qualquer coisa."

A dele serviu para pensar e escrever o que escreveu, mesmo estando cansado.

A minha, cansada, serve só já para pensar no que ele escreveu...

Cansaço também não é igual para todos, não!

Beijo

Rosane Marega disse...

As vezes é assim mesmo,mas...nada que um sorriso bem gostoso não amenize...HÃ!!!
Beijosssssssss

Mara Santos disse...

Boa noite, Manuel!
Gostei muito....

De que estou cansado, não sei:
De nada me serviria sabê-lo,
Pois o cansaço fica na mesma.

Eis uma grande verdade.
Bjs.
Mara

manuel aldeias disse...

Estou cansado, todos já sentimos cansaço, muitas vezes sem razão aparente.
Mas o cansaço é assim mesmo, por vezes nos tira a vontade de trabalhar e o melhor remédio é descansar.

orvalhos poesia disse...

V~es o sol a deslizar para o ocaso?
Também ele vai cansado, já seu fogo é falseado e pousado no oceano, resignado, mas regressa sempre renascendo pleno de vitalidade. Assim é o Poeta, nada como a criação dum belo poema para tudo voltar ao normal.
Amei ler-te, parabéns.

Um abraço apertado.

Valquíria Calado disse...

A dia, e dia, poderiamos riscar do calendário.
******************************** Toc Toc

Olá ...

estou passando ...♥...♥...♥

I
I
I
I

I,()
I,''o
I)'
I

I),()
I'o')
I),''
I

I,()
I,''O
I)'
I

I)()
I'o')
I),'
I

I,()
I,''o
I) '
I,'


()_()
("♥")
(")(")¸¸.•´¯`*
------------------

Só para desejar uma boa semana..

* ♥_beijinhos _ * ♥ beijinhos__

Tais Luso de Carvalho disse...

Nada tão atual, tão verdadeiro; mas isso foi sempre assim, o difícil é saber expressar de uma maneira poética.

beijos, Manuel.
Tais Luso

Identidade de Pensamento disse...

Ainda que "casado" és belo!

beijo meu!

Milene Lima disse...

O cansaço por vezes me faz nem querer levantar da cama... E é justamente do jeito que fala o poema, um cansaço que não se sabe bem porque, apenas se sente.

Bela escolha.
Beijos.

Anónimo disse...

Como eu gostei do post!!!!!!

Tô tão assim...rsrsr

tem presente pra vc no:http://paginasdelembrancas.blogspot.com

bjos amigo querido!

Zil

Graça Pereira disse...

Ainda bem que alguem entendeu esta espécie de cansaço que, pelos vistos, ataca a muitos... e assim, mal de muitos é conforto!
bjs
Graça

Vivian disse...

Bom dia,Manuel!!

Tem épocas que é inevitável sentir-se assim...
Mas não desisto de buscar um alento, um sentido...
Fernando pessoa era incrível!!
Criar heterônimos com personalidades diferentes!Gosto muito do Ricardo Reis!
Beijos
Boa semana!!
Tomara que sinta-se melhor!

Vinicius.C disse...

Olá!!

Sentir-se cansado é tão pessoal quanto sentir dor.

Sinto-me por hora cansado de tudo e nada.

As confuso nem mesmo entendo o cansaço que sem pressa chega e como quem le um jornal, fica!

Eu adorei seu texto amigo!

Nos encontramos no Alma.

Beth/Lilás disse...

Que máximo!
Este F.Pessoa diz coisas que todos nós gostaríamos de dizer, mas com sua veia poética maravilhosa e única.
amei!
bjs cariocas

Manuela Freitas disse...

Olá Manuel,
Excelente poema do Álvaro Campos/ FP, mas todos são excelentes, ele mergulhou na alma bem fundo...sempre que leio eu penso, podia escrever isto!...
É extraordinário!!!
Beijos,
Manu

Betty Gaeta disse...

Oi Manuel,
O poema é lindo. Não conhecia! Adoro Fernando Pessoa.
Bjkas e uma noite maravilhosa para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Anónimo disse...

Concordo com ele, as vezes é melhor ter uma boa noite de sono que ficar pensando nas causas do cansaço.

Beijo

Lena disse...

Incrível como ele diz tudo o que a gente quer dizer. Fantástico!Bjs.