Seguidores

quarta-feira, 16 de março de 2011

A Mulher Mais Bonita do Mundo




estás tão bonita hoje. quando digo que nasceram
flores novas na terra do jardim, quero dizer
que estás bonita.
entro na casa, entro no quarto, abro o armário,
abro uma gaveta, abro uma caixa onde está o teu fio
de ouro.
entre os dedos, seguro o teu fino fio de ouro, como
se tocasse a pele do teu pescoço.
há o céu, a casa, o quarto, e tu estás dentro de mim.
estás tão bonita hoje.
os teus cabelos, a testa, os olhos, o nariz, os lábios.
estás dentro de algo que está dentro de todas as
coisas, a minha voz nomeia-te para descrever
a beleza.
os teus cabelos, a testa, os olhos, o nariz, os lábios.
de encontro ao silêncio, dentro do mundo,
estás tão bonita é aquilo que quero dizer.

José Luís Peixoto, in "A Casa, a Escuridão"

25 comentários:

Denise disse...

Muitas das vezes que achamos estar dizendo pouco, estamos a dizer tudo que importa...

Tudo que o amor toca, se transforma e deixa lindo!
Bjo, meu amigo querido.

Luna disse...

quando se ama a beleza permanece para alem das estrelas
bjs

Lúcia Soares disse...

Uma linda declaração de amor para a amada que já se foi?
Pareceu-me.
Quando amamos não esquecemos. E o ser amado é sempre o mais lindo.
Abraços.

Cris França disse...

tão simples e tão belo...bjs

Anónimo disse...

Uma bela forma de lembrar quem tanto se ama.
Doce poema.
Obrigada amigo Manuel por partilhá-lo.

Beijinho

Mara Santos disse...

Que lindo, não conhecia.
Bjs,
mara

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pensandoemfamilia disse...

Muito bonito, falar da beleza através dos olhos do amor.
Abraços.

Beth/Lilás disse...

Que texto romântico e poético, tão lindo!
Gosto muito do modo português de fazer poesia, parece-me tão doce.
abs carioca

Entrevidas disse...

Eu penço que toda mulher gosta de elogio. Beijos

ValeriaC disse...

Esteja perto ou distante...a pessoa a quem amamos é sempre a mais bonita...beijinhos...
Valéria

Sofia Resmunga disse...

Gostei muito do seu poema...E de Constância também. Costumo ir para Tomar muitas vezes e sempre que posso vou a Constância.
É uma forma de estar perto de FErnando Pessoa.
Felicidades

RosanAzul disse...

EStá linda a mensagem... além do que, a beleza tbem está nos olhos de quem vê...
Bela postagem! Meu carinho, beijo azul... Ro

Rosane Marega disse...

Sempre tão lindo, Tão docê, Tão perfeito...Adoro te ler.
Beijossss

GRAÇA disse...

Manuel escreves coisas tão belas como o sol,só que este tem durado muito pouco,estou a ver que chega o verão e eu ainda me estou para bronzear este ano!
turrinhas e bjs da minha doninha,não é doninha!...
Da amiguinha
Kika

Élys disse...

Quando se ama a essência da pessoa amada está em todos os lugares.
Um abraço.

Guma disse...

Estimado amigo Manuel.

Quanta essência guardam os objectos e as memórias, mesmo no que à primeira vista a alguém possa parecer banal.
Onde o amor toca, fica o brilho e ganha vida própria.

Inté, kandandos

Laços e Rendas de Nós disse...

Belíssima escolha!

Um óptimo livro. Um hino...

Beijo

Anónimo disse...

Um lindo poema,singelo até,mas dizendo o necessário!
Beijo.
isa.

Juci Barros disse...

E precisa dizer mais alguma coisa?!

Beijos.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Amigo. O amor está em todos os lugares quando é verdadeiro. Beijos.

MENTORESDELUZ.BLOGSPOT.COM disse...

LINDO POETA AMEI MARAVILHOSO COMO TODOS OS QUE VOCE NOS TRAZ UM GRANDE ABRAÇO MARLENE

Viviana disse...

Manuel

Ah! nas quanto eu gostei deste poema em prosa!

Tão linto, tão lindo!

Obrigada por ter partilhado connosco aqui.

Posso levar comigo?

Obrigada.

Um beijo

viviana

Yasmine Lemos disse...

Tudo tão simples é onde encontramos a beleza.
bjs

Lena disse...

Manuel,
Que linda declaração de amor! Bem aventuradas aquelas que recebem tanto amor assim. Bj. grande, amigo!