Seguidores

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Não te Amo




Não te amo, quero-te: o amar vem d’alma.
E eu n’alma - tenho a calma,
A calma - do jazigo.
Ai! não te amo, não.

Não te amo, quero-te: o amor é vida.
E a vida - nem sentida
A trago eu já comigo.
Ai, não te amo, não!

Ai! não te amo, não; e só te quero
De um querer bruto e fero
Que o sangue me devora,
Não chega ao coração.

Não te amo. És bela; e eu não te amo, ó bela.
Quem ama a aziaga estrela
Que lhe luz na má hora
Da sua perdição?

E quero-te, e não te amo, que é forçado,
De mau, feitiço azado
Este indigno furor.
Mas oh! não te amo, não.

E infame sou, porque te quero; e tanto
Que de mim tenho espanto,
De ti medo e terror...
Mas amar!... não te amo, não.

Almeida Garrett, in 'Folhas Caídas'

17 comentários:

Anónimo disse...

Li seus posts anteriores....lindos demais!!!!!

Esse de hoje é de rara beleza!

bjos!


Zil

Laura disse...

Mau Maria; ou ama ou não ama...mau.

Beijinhos.

laura

Jorge disse...

É o belo Romantismo de Almeida Garrett...
Ele quere-lhe, não pelo que ela é, mas pelo que ele é quando está com ela.

Sandra Gonçalves disse...

Lindo demais...As vezes o desejo é maior, muito maior que o amor...Beijos achocolatados

Denise disse...

Belo, profundo, intimid_a_dor...

Boa semana, amigo.
Bjos!

AFRICA EM POESIA disse...

Foi bom passar por aqui
Um beijo

Valquíria Calado disse...

É o que tentamos nos convencer, bem sabemos quanto amamos.


"Nosso Coração é Uma Casa onde ninguém entra e sai, com ou sem nossa permissão, sem deixar marcas nas paredes."

(Letícia Thompson)


...........|""""""""""""""""""""""""||_
...........|Neste "♥" tem amizade, |||"|""___
...........|________________ _ |||_|___|)
...........!(@)'(@)""""**!(@)(@)***!(@)

Trago um caminhão de sucessso e alegria pra tua semana.
Beijo da amiga.

diariodumapsi disse...

Ei Manuel!
Belíssima poesia. Parabéns pela escolha.
Gd beijo

Lucía.uy disse...

"A noite - enorme, tudo dorme, menos teu nome"

un abrazo amigo!

Nilce disse...

Que belo poema de Garret meu amigo Manuel. Não há nada melhor do que viver apaixonado, desejando sempre viver essa paixão.

Bjs no coração!

Nilce

Secreta disse...

Não conhecia este poema... gostei!
:)

Socorro Melo disse...

Olá, Manuel!

Um belo poema onde querer e amar são distintos, não se confundem, mas que cada um tem seu poder e a sua emoção.

Grande abraço
Socorro Melo

Rosane Marega disse...

Lindo!
Avassalador como tudo que aqui eu encontro!
BeijosssSSSS

Laura disse...

A contradição que se sente sempre que se racionaliza o amor.

Garrett expressou-o para sempre.

Gosto de ter chegado aqui.

Beijinho

Unknown disse...

Laura,grato pela visita,volta sempre que quiseres.

Beijinho.

Lena disse...

Oi, Manuel
A existência sempre controversa e conturbada daquele fulano chamado "amor" e do beltrano que se chama "paixão". Não preciso dizer que adorei, né?!?!Beijo grande!

pensandoemfamilia disse...

Querer e amar .....são caminhos que levam ao apaixonamento.