Seguidores

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Literatura.


Sinopse

Pedro Rosa Mendes, repórter galardoado do "Público", partiu em Junho de 1997, com uma bolsa de criação literária do Centro Nacional de Cultura, mochila às costas, máquina fotográfica e gravador, para uma viagem de Namibe, ao sul de Angola, onde se situa a Baía dos Tigres, a Quelimane, Moçambique, atravessando o continente Africano de costa a costa, à semelhança de Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens, por picadas, rios e caminhos de ferro. Regressaria três meses e meio depois desta viagem, carregado de histórias bastantes diferentes das que aqueles exploradores certamente encontraram. Histórias de ódio e de horror, de crueldade, num continente onde uma guerra sem fim à vista, tem vindo a aniquilar cada vez mais gente. Em mais de quatrocentas páginas, "Baía dos Tigres" é um relato dessas histórias, como diz Alexandra Lucas Coelho no suplemento Leituras, do "Público", «barroco, denso, infernal. Fino, claro, transparente. Como acontece aos homens ser.»

15 comentários:

Mara disse...

Boa tarde Manuel!
De Pedro Rosa mendes li apenas Ilhas de Fogo, que ele escreveu em co-autoria com Alain Corbel.Além de uma excelente narrativa o livro traz belíssimas fotografia.
beijo,
Mara

Unknown disse...

Retribuindo a visita, beeijos pra vc tbém!!

Anónimo disse...

Sua dica me parece imperdivel...

deixo um beijo grande...



Zil

Manuela Freitas disse...

Deve ser bastante interessante Manel, mais um para a lista!
Do que eu tenho mesmo pena é de não ter ninguém que me pague uma experiência dessas! kkkkk
Beijinhos,
Manú

Vinicius.C disse...

Olá Manuel!!

Venho deixar o meu abraço e desejar a você um ótimo fim de tarde!

Se puder, venha até o Alma- meu blog!

AFRICA EM POESIA disse...

Africa em poesia sente a tua falta
foi bom ver-te por lá.
beijossssssssss

Jacque disse...

Obrigada amigo........... Seu Blog está lindo...

Moisés Augusto Gonçalves disse...

Boa indicação! Vou ler.

Mafalda S. disse...

Adoro livros do género. Recentemente li um livro de viagens, mas pelos países mais felizes e infelizes do mundo. Deixaste-me muito curiosa.

Beijo

Secreta disse...

Obrigada pela dica :)

Anónimo disse...

Paeei pra deixar um abraço e dizer que senti sua falta.
Beijos na alma
Saudações Poéticas!

Guma disse...

Manuel, estimado amigo.

levo a dica que agradeço e deixo meus votos de um óptimo fim de semana.

kandandos, inté!

GRAÇA disse...

Manuel umas 4 semanas muito boas e felizes
Fiquei feliz em saber que és um dos que também não abandona os meus amigos peludinhos!
Ronronzinhos da Kika e um beijinho da dona
Graça

Socorro Melo disse...

Oi, Manuel!

Instigante. Gosto desse tipo de literatura, de cunho histórico e social. Será que encontro por aqui?


Abraços e bfs
Socorro Melo

Laura disse...

Já sobrevoei o deserto do Namibe quando fui com as Forças aérea Sul Africanas dar um giro a ver os animais selvagens em manadas...
Incontável aquela beleza de dunas e areias sem fim em desenhos que o vento fazia.

beijinhos.

laura