Seguidores

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Tu Ensinaste-me a Fazer uma Casa


Tu ensinaste-me a fazer uma casa:
com as mãos e os beijos.
Eu morei em ti e em ti meus versos procuraram
voz e abrigo.
E em ti guardei meu fogo e meu desejo. Construí
a minha casa.
Porém não sei já das tuas mãos. Os teus lábios perderam-se
entre palavras duras e precisas
que tornaram a tua boca fria
e a minha boca triste como um cemitério de beijos.

Mas recordo a sede unindo as nossas bocas
mordendo o fruto das manhãs proibidas
quando as nossas mãos surgiam por detrás de tudo
para saudar o vento.

E vejo teu corpo perfumando a erva
e os teus cabelos soltando revoadas de pássaros
que agora se recolhem, quando a noite se move,
nesta casa de versos onde guardo o teu nome.

Joaquim Pessoa, in 'Os Olhos de Isa'

30 comentários:

Unknown disse...

Manekenamigo

Já podias ter ido ver e comentar umas linhas sobre a extraordinária palestra que fiz sobre o xeque-mate a Goa, Damão e Diu cujos aplausos infindáveis não posso referir, pois sou muito modesto...

Vai - e deixa-te de fitas!

Abç

Lídia Borges disse...

Joaquim Pessoa...

Bonito, apesar deste olhar tão concreto sobre a desilusão a que as rotinas muitas vezes conduzem as relações afetivas que um dia foram tão intensas.

Um beijo

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Simplesmente maravilhoso este poema de Joaquim Pessoa, adorei.

deixo um beijinho
Sonhadora

JPG disse...

Muito bem escolhido!

Bom fim-de-semana!

Lídia disse...

LINDO O POEMA DE J PESSOA, PARA DAR AS PALAVRAS QUE TRANSPARECEM NUM LINDO QUADRO!!!

BOM FIM DE SEMANA!!!

1 BEIJO LÍDIA

franciete disse...

Oi amigo, tenha um bom fim de semana com pouco frio,
Beijinhos de luz e muita paz...

Laços e Rendas de Nós disse...

Gosto de Joaquim Pessoa.

Gosto até de gostar dele...

Beijo

Je Vois La Vie en Vert disse...

bem escolhido este poema !
Beijinhos
Bom FDS
Verdinha

Unknown disse...

Estou visitando!
A poesia me leva a cminhos que a minha mente as vezes esconde.
Estive aqui e gostei!
Beijos.

BlueShell disse...

"recordo a sede unindo nossos..." LINDO!

Um bom domingo, BShell

Regina Rozenbaum disse...

Linda escolha!
Beijuuss, poeta, n.a.

Magia da Inês disse...

♥✿⊱╮
º°♥❤ Olá, amiga!

❤ "minha boca triste como um cemitério de beijos", imagem forte...

Boa semana!
Beijinhos.
Brasil ♥✿⊱╮
º°♥❤ ❤

Sérgio Pontes disse...

Gostei muito do comentário no meu blog, passei por cá especialmente para agradecer. Um abraço

Silenciosamente ouvindo... disse...

Mais uma vez Joaquim Pessoa
e sempre um prazer ler.
Desejo que esteja bem.
Bj./Irene

Daisy disse...

Amigo, quanto prazer em te ler. Alma renovada. Sou amiga do Sérgio Teoria do Kaos. Voltarei sempre. Pode me emprestar seu gatinho para eu pôr no meu blog??
Beijo

Daisy disse...

Apesar de ser lindo este poema do Joaquim Pessoa, referia-me ao poema que vc postou no Teoria do Kaos. ;)

Maria Rodrigues disse...

Lindissimo poema, excelente escolha.
Beijinhos
Maria

Anónimo disse...

Lindíssimo, amigo Manuel.

Assim acontece na vida de quase todos nós.

Beijinho

Unknown disse...

Daisy aparece sempre a casa é sua,leve o gatinho mas trate-o bem,hehehehe.

Beijo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá Manuel. É triste quando o amor dá lugar à indiferença. Beijos.

Carla Fernanda disse...

Belo muito belo!

Beijos e boa semanaque começa!!

Carla

ELAINE disse...

Parabéns! Adorei teu blog! Adoro poesia! Vem conhecer meu blog também! Uma semana abençoada pra você! bjão!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

MA FERREIRA disse...

Amei tua escolha!!
Semana de paz a vc!!

Luma Rosa disse...

Ó mulher de olhos amendoados e profundos,
teu corpo é ainda um rio violento
mas em ti a minha dor se enraíza e permanece florida
como uma enorme macieira que estendesse os braços
para não deixar partir a primavera.

Poema X (excerto) - "Os Olhos de Isa"

Eu tenho o livro, uma edição de 1983 ;) Adoro!!

Boa semana!! Beijus,

Anónimo disse...

Comprei o livro:
VOU-ME EMBORA DE MIM, de Joaquim Pessoa

Estou gostando muito!
Bjs.

Vivian disse...

Olá,Manuel!

Lindos versos!!
Beijos!!
Boa semana pra ti!

Fê blue bird disse...

O poema e a imagem encheram-me completamente as medidas. Perfeito!

beijinhos

Viviana disse...

Olá, Manuel

Tenho que partir á descoberta de Joaquim Pessoa.

Um grande abraço
viviana

Anónimo disse...

Olá, acabei de descobrir arrozcomtodos.blogspot.com no Yahoo, e descobriu que ele é realmente incrível. Eu vou prestar atenção para fora para bruxelas. Eu apreciaria se você continuar a escrever sobre este assunto no futuro. Muitas pessoas se beneficiarão de sua escrita. Cheers!