Seguidores

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Literatura.

Relendo José Saramago.

(O ano da morte de Ricardo Reis.)



Ricardo Reis ocupava-se do ofício da medicina e do prazer da poesia. Avesso a totalitarismos, deixara Portugal fugindo da ditadura salazarista, refugiando-se no Brasil, onde algum tempo depois, instalou-se a ditadura Vargas. Isto, somado à morte de seu amigo Fernando Pessoa, fez com que retornasse a Portugal. Instalou-se num hotel e conheceu aquela que viria a ser sua musa, sua amada, Lídia. Entre lembranças e indagações, conversava com Fernando Pessoa, que volta e meia, visitava-o, mesmo morto. Ricardo Reis desfrutou do amor com uma mulher mais jovem, linda, revigorante. Ela engravidou. Ele mudou-se para uma casa; não visitava seu país, mas voltara a viver nele, um lugar que ainda tinha as marcas dos horrores despóticos. Isto era percebido nas caminhadas que realizava. Entretanto, a angústia de existir atormentava-o à exaustão. Ricardo Reis era discípulo da poesia latina, bebia na fonte de Horácio, o poeta-filósofo, e escrevia odes singulares; tinha em Fernando Pessoa um amigo e um mestre; nascera dele, fora sua criação, sua parte, seu lirismo. Sentia falta de Fernando Pessoa, porque, apesar de receber suas visitas, eram irregulares. Na última visita feita pelo mestre, conversaram como de outras vezes. Depois, Fernando Pessoa foi. Ricardo Reis foi com ele.

15 comentários:

Laços e Rendas de Nós disse...

Manuel

Tu andas a dar-me a volta à cabeça.

Não imaginas o trabalhão que este livro me deu no estágio. Tive de fazer um raio de um trabalho tão complicado! Foi por isso que fiquei assim... complicada de todo!

Beijo

Fernanda Ferreira - Ná disse...

O nosso Saramago, imparável, inigualável.

Beijo

Unknown disse...

Manuel

Tu andas a dar-me a volta à cabeça.

Desculpa minha querida mas não é essa a minha intenção,hihihihih.

Lúcia Soares disse...

Não me envergonho em lhe dizer que não consigo ler Saramago! Tenho "O Evangelho segundo Jesus Cristo" e vou e volto, leio e paro, esqueço e recomeço...Não chego ao fim, nunca!
Não é que não goste, mas é qeu preciso de tempo pra me deleitar e isso já não faz parte de mim...rsrs
Falaram-me que "A caverna" é excelente, mais "fácil" de ler, mas ainda não o tenho.
Enfim, acho que tenho que acordar da letargia (falo do tempo, mas há mais coisas envolvidas)e começar a apreciar a leitura de um Saramago.
Abraços!

Beth/Lilás disse...

Que admiração o grnade Saramago tinha por Fernando Pessoa!
Imagino que estão os dois por aí, a desfiar poemas de sonhos.
beijo carioca

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Feliz dia dos namorados, mesmo para quem já se esqueceu de namorar, o que julgo não ser o caso ;)

Mais um beijinho, amigo Manuel.

Unknown disse...

Lúcia,sim comece pela "Caverna"depois leia a "Jangada" e nunca mais vai parar."O ano da morte de Ricardo reis" é um livro pleno de emoções aconselho.

Beijo

Carol Morais disse...

Não consigo mentir..Saramago não é muito minha praia...Mas adoro seus textos aqui no blog! ;*

Mara disse...

Boa noite Manuel!
Já li e gostei muito.
Beijo
Mara

Graça Pereira disse...

Já estou como a Acácia...dás-me volta à cabeça e...ao bolso! Mais outro para a lista!
Beijocas e bom Carnaval!
Graça

Unknown disse...

Graça desculpa se te ponho a mão na carteira, mas este vale a pena,depois diz-me alguma coisa.
Pessoalmente penso que foi do melhor que Saramago escreveu.

Beijo.

Suzane Weck disse...

Ola,passei para deixar meu abraço e como não li Saramago deixarei para opinar em outra ocasião.Até mais..

Bárbara Rezende disse...

Oi meu querido amigo!!!! eu adoro Saramago!!!!

Tenho novidades lá no blog!!!

bjks

Adriana Alba disse...

Una maravilla de libro, lo he leído....varias veces.

Pessoa - Saramago ](hombres sabios)

Un fuerte abrazo.

Silenciosamente ouvindo... disse...

É sempre bom relembrar Saramago.
Tenho vários livros dele.
Tudo bem consigo e os seus?
Desejo muito que sim.
Beijinhos