Seguidores

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Literatura.



Ilusões Perdidas -Honoré de Balzac.

Por volta de 1830, aos trinta e poucos anos de idade, Honoré de Balzac elegeu seu projeto de vida: escrever uma série de romances, novelas e contos que retratasse a sociedade de sua época em todos os seus aspectos, um retrato abrangente da vida francesa que, segundo o autor, realizaria pela pena o que “Napoleão não conseguiu concluir pela espada”. E, caso esse ambicioso panorama tenha um centro, este necessariamente deve ser Ilusões perdidas, o mais extenso dos romances escritos por Balzac.
Publicado em três partes entre 1837 e 1843, Ilusões perdidas explora com maestria três aspectos fundamentais para compreender a sociedade francesa do século XIX: os jogos de poder e intriga das classes aristocráticas, o contraste entre a vida na capital e na província e o lado sujo - cínico e politiqueiro - da atividade jornalística. Tudo isso através da história do poeta Lucien de Rubempré, que sai da pequena cidade de Angoulême para buscar fortuna e consagração literária em Paris apenas para ver, um a um, seus sonhos caírem por terra.

6 comentários:

Célia disse...

... e, muitos desses sonhos... ainda continuam a cair por terra!
Abraço, Célia.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido amigo

Uma boa dica de leitura, já li este livro há bastante tempo,deu-me vontade de o ler de novo.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

Gilmara Wolkartt disse...

Querido!
òtima dica, pelo jeito uma excelente leitura!
Gd beijo

Vanessa Barbosa disse...

Querido, quero te fazer um convite. Nesta segunda-feira, dia 21 de janeiro o meu blog vai completar 4 anos, foi um tempo de muitas alegrias e lições, agora só cabe a mim retribuir todo o carinho que recebi. Eu ficaria muito feliz se você participasse da postagem especial que estou preparando. Caso esteja disponível, pode elaborar um comentário de 2 ou 3 linhas sobre o blog? Fala o que você acha do blog, ou sobre mim enquanto autora, ou apenas parabenizando pela data. Seria uma honra para mim poder incluir suas palavras na publicação desta segunda.
Aguardo ansiosa sua resposta!
Beijinhos e tenha um final de semana maravilhoso!

Viviana disse...

Meu caro Manuel

Venho abraçá-lo e desejar-lhe um bom fim de semana

Viviana

MARILENE disse...

Essas obras me colocam na realidade. As mudanças pelas quais o mundo já passou não serviram para destruir o que de ruim se escreveu sobre a sociedade, em outros tempos. Abraços!